Projecto Husky Siberian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Coprofagia - Acto de comer as fezes

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Coprofagia - Acto de comer as fezes Empty Coprofagia - Acto de comer as fezes Ter Nov 10, 2009 2:45 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Coprofagia - Acto de comer as fezes 14982939v1_350x350_Front


A coprofagia é uma condição que leva o cão a comer fezes. É um hábito difícil de quebrar porque constitui em si uma recompensa, ou seja, o cão retira prazer da ingestão das próprias fezes. As causas e as consequências da coprofagia podem ser mais ou menos preocupantes conforme as condições em que o cão é mantido e que fezes escolhe ingerir.

Na maior parte das vezes a coprofagia não passa de um hábito, olhado por nós com repulsa, mas sem grandes implicações ao nível da saúde para o cão.

Há no entanto, excepções graves a esta norma. A possibilidade de o cão ingerir fezes com parasitas é uma delas. O problema incide sobretudo na ingestão de fezes de outros animais, seja cães vadios ou animais selvagens. Mas mesmo nas fezes do próprio cão podem ser depositados ovos de insectos se não forem recolhidas a tempo.
Uma outra questão grave é o facto de as fezes dos cães serem um veículo de transmissão de doenças caninas, tais como a parvovirose. Ou seja, existem vírus que podem ser passados de um cão para o outro através da ingestão de fezes do cão doente.

As fezes de gato podem parecer ao cão uma forma de obter nutrientes que não encontra na sua dieta, mas presente nas fezes dos gatos está o perigoso Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose.

Podemos diferenciar vários tipos de coprofagia:
a) Cães que comem fezes de animais herbívoros. Comportamento comum de ser observado em carnívoros silvestres. Fezes, como por exemplo, de cavalos, são
uma fonte de produtos de digestão microbiológica alem de fornecerem nutrientes aos cães.
b) Cães que comem fezes de gatos. Comportamento comum de causa indeterminada.
c) Cadelas recém paridas comem as fezes de seus filhotes. Ainda que seja um comportamento normal pode ser mal interpretado.
d) Cães que comem as próprias fezes.
e) Cães que comem fezes de cães adultos. A razão para esse comportamento não está bem determinada.
f) Cães que comem fezes humanas.
g) Cães mantidos em canis públicos ou abrigos particulares parecem exibir mais freqüentemente este comportamento.
h) Casos mistos.

Alguns animais ingerem apenas as próprias fezes, outros ingerem apenas as fezes de outros cães, outros procuram qualquer tipo de fezes e ainda há outros que apenas ingerem fezes de outras espécies de animais. As causas que levam a um tipo de coprofagia podem não levar a outro.
Coprofagia - Acto de comer as fezes Comofazerumcachorroparardecomerf-1

Causas:
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para a não definição
das causa deste problema seja a decorrente das inúmeras possibilidades que normalmente envolvem este tipo de comportamento, sendo por tanto um problema multifatorial.

1. Deficiência metabólica ou doença
a)Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, ou representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para um cão e pode representar uma fonte de alimento.
b) Super alimentação: sobrecarregar o sistema digestivo fornecendo alimentação e especialmente a base de ração uma única vez ao dia pode sobrecarregar o
sistema digestivo e consequentemente ocorrer uma má digestão. Assim as fezes apresentaria um alto grau de produtos alimentares não digeridos. Mais tarde
sentindo fome o cão se alimentaria das próprias fezes.
c) Baixos níveis proteicos ou alimentação insuficiente (fome).
d) Dietas muito ricas em carbo-hidratos e fibras.
e) Deficiência na produção pelo cão de enzimas digestivas.
f) Verminoses e carência nutricional.
g) Pancreatite crônica.
h) Síndrome de mal absorção.
Coprofagia - Acto de comer as fezes Coprofagia

2. Razões comportamentais
a) Instinto materno

Existem várias teorias que tentam explicar o que leva a progenitora a ingerir as fezes da sua ninhada.

Uma das mais populares defende que a progenitora comporta-se desta forma para eliminar vestígios dos seus cachorros. Ao eliminar as fezes, está a evitar que os predadores descubram sinais da existência da ninhada.

A limpeza da toca é outra das causas avançadas. Confinados a um local pequeno, a mãe ingere as fezes da ninhada para manter o local limpo.

Existe ainda uma outra explicação: a de que a mãe pretende compensar uma dieta insuficiente com a ingestão das fezes dos filhos.

b) Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos incluindo a coprofagia.

c) Cães entediados que manipulam fezes como passatempo. (brincadeira ou comportamento lúdico)

d) O cão pode ser condicionado a ingerir fezes para receber atenção do proprietário. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional do proprietário "Não faça isso Totó !!!!!!!!!"e que significou ganho de atenção.

e) As fezes parecem ter um carácter lúdico e ser gratificantes, auto recompensa e serem saborosas.

f) Punições excessivas relacionada a eliminações do cão. Cães podem comer fezes para evitar que os proprietários os punam.

g) A distribuição errónea do espaço de dormir, alimentar, defecar e urinar. Cães que não dispõem de espaço suficiente e são forçados a defecar em seu espaço de
dormir acabam por ingerir suas fezes para manter o espaço limpo.

h) Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.

i) Vício por razões comportamentais. Cães confinados ou presos são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na
maior parte do tempo. Parece que animais que saem a passeio, recebem maior atenção do dono, são menos isolados e ganham brinquedos podem ter este comportamento diminuído, aliviado.

j) Cães selvagens ao se alimentarem da caça iniciam sua alimentação pela ingestão de órgãos abdominais, incluindo ai o intestino e seu conteúdo. Daí as fezes não serem repugnantes para os cães.

k) Hereditárias, manifesta-se aproximadamente aos 6-8 meses. Em tais casos o comportamento é considerado normal, onde buscar nutrientes no lixo representou
uma adaptação no processo d evolução e domesticação do cão.

L) Semelhança com comida

Mais uma vez, rações de má qualidade, com uma fraca digestibilidade levam a que o cão tenha de ingerir uma maior quantidade de comida, produzindo por isso mais fezes. Como o cão digere pouca ração, esta é pouco alterada pelo organismo fazendo com as fezes produzidas sejam semelhantes à ração que consome. Por não ver muitas diferenças entre a comida e as fezes, o cão pode criar uma apetência para comê-las.

Soluções

Leve o cão ao veterinário para que ele possa despistar a presença de parasitas e o possa aconselhar sobre a ração mais adequada para o cão.

Se o cão estiver bem de saúde, o que só o veterinário pode determinar, as soluções passam geralmente por:
Arrow Alimentar o cão com uma ração de alta qualidade
Arrow Ajustar a quantidade de ração ao peso, raça/porte e idade do animal
Arrow Limpar diariamente o local onde o cão faz as necessidades
Arrow Fornecer estímulos mentais e exercício físico
Arrow Passear o cão de trela para impedir que possa apanhar do chão as fezes de outros cães
Arrow Optar por outras técnicas de treino: sempre que o cão se preparar para comer fezes, diga um “Não” grave e distraia-o com um brinquedo
Arrow Evitar que o cão faça fezes em casa, mantendo um horário rígido de alimentação (não deixar comida à disposição) e passeá-lo sempre à hora em que costuma defecar.
Arrow Aplicar nas fezes produtos indicados para esta situação que causem aversão ao cão e o desencorajem a comer as fezes
Arrow Não deixar o cão sozinho por longos períodos de tempo. Se não pode passar mais tempo com ele, arranje companhia ao cão.

Existem também alguns alimentos que depois de digeridos dão às fezes um cheiro e um sabor aos quais o cão tem aversão: abóbora, ananás e espinafres são alguns destes exemplos. Discuta com o seu veterinário antes de oferecer ao cão alimentos que não fazem parte da dieta básica que lhe foi aconselhada.

Alguns donos afirmam que os cães ao amadurecer deixam espontaneamente de comer fezes. Isto só se aplica em os cachorros que comem fezes por curiosidade. Animais com uma alimentação desadequada, por exemplo, vão continuar a ver as fezes como um suplemento alimentar, a não ser que a dieta seja mudada.


Prevenção
Coprofagia - Acto de comer as fezes Veterinaria
A prevenção é a melhor arma contra a coprofagia pois esta é, como foi dito, um hábito difícil de mudar. As medidas preventivas mais importantes são: uma dieta de boa qualidade, exercício físico e mental e treino adequado à raça e idade do cão e limpeza do espaço onde o cão se encontra.

Bibliografia: Coprofagia em cães: um estudo etológico de caso" - Anais do XV encontro anual de Etologia, nov. 1997, v. 15, p. 391 UFSCar, São Carlos (SP) - Organização SBEt. - Dr. Mauro Lantazman - especialista em coprofagia

Internet: Arca de Noé
Composição do texto: Alexandre Marques - http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

2Coprofagia - Acto de comer as fezes Empty Re: Coprofagia - Acto de comer as fezes Ter Nov 10, 2009 8:47 am

tartaruga mimi

tartaruga mimi

affraid pale

Sabia que certos cães o faziam esporádicamente,mas o que não sabia é que era considerada uma doença e que podia ser permanente.

Veterinário,se tal acontecer,para ajudar os nossos meninos!

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos