Projecto Husky Siberian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

.:Epilepsia:.

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1.:Epilepsia:. Empty .:Epilepsia:. Qua Set 09, 2009 5:25 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Considera-se epilepsia o quadro clínico caracterizado pela repetição freqüente dos episódios de convulsão.Os animais também podem sofrer de epilepsia. A epilepsia é causada por uma descarga elétrica no cérebro que faz com que o animal fique, momentaneamente, sem coordenação ou sem movimentos voluntários, podendo ser de origem genética ou adquirida. Os ataques duram poucos minutos. Esta anomalia é mais frequnte nos cães que nos gatos.

.: Causas :.

Qualquer distúrbio no cérebro pode ser causado geneticamente ou pode ser adquirido. Teoricamente, a epilepsia de origem genética aparece antes do animal completar 6 meses de idade. A epilepsia adquirida pode ocorrer como sequela de cinomose, traumatismos cranianos (acidentes, pancadas), presença de tumor cerebral ou em quadros de intoxicação grave.

A avaliação da causa das convulsões do animal, baseia-se principalmente, na idade do animal, no histórico e nos relatos do proprietário. Informações como possíveis traumas cranianos a poucas horas ou a meses atrás; presença de substâncias tóxicas no local ou proximidades, uso de inseticidas como mata-baratas, idade do animal na ocasião da primeira crise convulsiva, intervalos entre eles e a presença de convulsões em outros membros da família do animal, são informações vitais para estabelecimento de um quadro preciso por parte do veterinário. Além disso, as convulsão idiopática genética, é transmitida de forma hereditária devendo-se dessa forma evitar o acasalamento de animais que apresentem este quadro.

.: Sintomas :.

Os sintomas geralmente só aparecem quando o cão atinge 1 a 3 anos de idade. Alertam-se os donos para o fato de que, uma vez surgido um ataque, este pode ser o primeiro de uma série de muitos cujo aparecimento é impossível de determinar.

Independentemente da sua origem, os ataques (convulsões) podem ter graus variados. Podem ser leves, com o cão apenas salivando (babando) com movimentos desordenados de cabeça, até um ataque com sinais mais evidentes. O cão cai no chão (geralmente de lado), saliva, movimenta as pernas como se estivesse pedalando ou tentando se levantar. O ataque pode levar de segundos a alguns minutos. Podem ocorrer ataques isolados, de causa desconhecida.

.: Como a epilepsia se manifesta? :. O que você pode notar no seu animal?

Existem 2 formas principais de manifestação da doença: o pequeno e o grande mal. Este último não passa nada despercebido: o cão fica parado, cerra os dentes, ladra ou geme, perde o controle da defecação e da micção, pode parar de respirar, ou ter a respiração muitíssimo acelerada, as pupilas dilatam-se, vomita, tem convulsões e inclusive pode perder a consciência.

O pequeno mal traduz uma epilepsia "parcial" cujos sintomas são: correr freneticamente, esconder-se ou subir em objetos de modo repetitivo, ter movimentos repetitivos de uma parte do seu corpo durante alguns minutos...(45 segundos a 3 minutos de duração). O pequeno mal pode ser mal interpretado como sendo um problema comportamental em vez de epilepsia.

Após este período (chamado ictus) segue-se uma série de comportamentos aberrantes nos quais o animal se apresenta desorientado, ansioso, temporariamente cego ou surdo, deprimido, com perda de equilíbrio, muito sedento e esfomeado.


.: O Que fazer em caso de ataque epiléptico? :.


Se é a primeira vez que assiste a esta experiência desagradável, acalme-se! Em qualquer caso, proteja o cão de se magoar a si próprio, afastando objetos, móveis e outras coisas que possam magoar o cão durante o período em que o cão não tem consciência do que lhe está a acontecer. Permaneça junto dele. Verifique quanto tempo dura o ataque.

Segure e acalme o seu cão. Faça pouco barulho! Não se esqueça que se trata de uma hiper excitabilidade cerebral! Afaste outros animais de roda dele. Contate o veterinário. Certos ataques requerem tratamento urgente (golpe de calor, intoxicações, ataques que durem mais de 5 minutos) ao passo que geralmente o animal deve ficar sossegado a recuperar. O veterinário executará várias análises ou radiografias a fim de determinar a verdadeira causa do ataque.


.: Medicamentos, quais existem??? :.


Se o veterinário não encontra causa específica, assume-se que o animal tem epilepsia idiopática, o que significa que pode vir a ter mais ataques no futuro... A maioria dos veterinários não se precipita em medicar um cão epiléptico. Geralmente medica-se um cão que tenha ataques com intervalos regulares muito curtos (dias ou semanas), não meses.

Um dos medicamentos que controla com sucesso as convulsões é o fenobarbital, cuja administração regular danifica as células hepáticas, pelo que deve ser associado a uma medicação que proteja o bom funcionamento do fígado. Por este fator ser tão preponderante, muitos médicos estão inclinados para a administração de brometo de potássio.

A dose de manutenção deve ser a mínima capaz de evitar os ataques. A medicação é para o resto da vida do animal, pois esta doença não tem cura, apenas tratamento de controle. A administração de Diazepam injetável durante o ataque pode ser muito útil para controlá-lo. Torna-se muito importante evitar situações de stress: viagens, cios, foguetes, etc. Todas estas situações podem ocasionar uma crise!



Portanto, a longo prazo podem-se esperar problemas hepáticos e não é raro um cão epiléptico morrer de cirrose, mas também não é raro um cão epiléptico durar mais de 7 ou 8 anos! Por isso não desespere se o seu cão tiver epilepsia! Evite situações de stress e mantenha a medicação estipulada pelo veterinário. Faça análises químicas ao fígado de 6 em 6 meses a fim de controlar alguma lesão secundária hepática e sobretudo compreenda o seu amigo e dê-lhe muito exercício e carinho! Vai ver que ele lhe retribuirá em dobro!!


.: Raças que possuem elevada propensão genética para a epilepsia :.

Basenji, Beagle, Boxer, Bouvier Bernois, Cocker Spaniel, Fox Terrier, Golden Retriever (Labrador), Husky Siberiano,Keeshound, Malamute do Alaska, Pastor Alemão, Papillon, Setter Irlandês, Setter Gordon, Teckel e Welsh Corgi.

.: Observações Importantes :.

- Recomenda-se castrar os animais epilépticos idiopáticos, especialmente as fêmeas que, na época do cio, devido às alterações hormonais, apresentam maiores chances de convulsionar.

- Em certas situações, os animais podem apresentar convulsões sem que haja verdadeira epilepsia. Ou seja, um ataque convulsivo esporádico na vida de um animal não significa que o mesmo seja epiléptico! Uma das coisas que pode provocar um ataque convulsivo é um golpe de calor ou uma intoxicação.

IN http://www.veludo.net/saude/doencas/epilepsia-canina.html

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

2.:Epilepsia:. Empty Epilepsia!!! Ter Mar 01, 2011 11:52 am

Maria Lopes

Maria Lopes

A minha Nicky ( Husky) tem epilépsia desde os 4 anos de idade, realmente já consultei vários veterinários, no Algrave onde resido e nenhum me receitou medicação, apenas me aconselharam a administrar Diaspam rectal, o mesmo é aplicado quando ela está a ter as convulsões...... mas, felizmente nos último ataques que ela teve não houve necessidade de aplicar o medicamento, apenas fiquei ao seu lado, falando-lhe baixinho e massajando a zona do seu coraçãozinho.... Será que poderá vir a falecer durante algum ataque?? este é o meu maior receio!!!

3.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Ter Mar 01, 2011 11:58 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Olá maria,
Infelizmente é possível que os animais que têm Epilepsia morram durante um ataque.
Conheci um caso de uma cadela que foi adoptada, passado 2semanas teve um ataque...começou a tomar a medicação para o controlo. No entanto, os ataques foram se repetido e cada vez mais fortes. Até que um dia, a cadela morreu a ter um ataque.

Acho estranho nenhum veterinário aconselhar medicação, pois ela é fundamental para a prevenção dos ataques.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

4.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Ter Mar 01, 2011 12:09 pm

Maria Lopes

Maria Lopes

Pois Alexandre eu partilho da mesma opinião, ela deveria ser medicada mas, como disse á pouco já fui a vários veterinários aqui no Algarve inclusivé o Hostipal Veterinário de Faro e nada nenhum lhe indicou medicação além do Diaspam.....
Sempre que surgem os ataque, rezo para que o seu (L) coraçãozinho resista..............

5.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Sáb Mar 05, 2011 2:06 am

mariajoanaantas

mariajoanaantas

Que insegurança deve sentir a Maria quando a sua menina tem um ataque... Neutral
Eu conheço um Husky (como é óbvio, lindíssimo) com epilepsia, que toma medicação diária e não tem tido muitos ataques desde que começou a ser medicado. Mas cada caso é um caso, e compreendo o seu receio quanto à Nicky.

http://www.projectoanimal.forumeiros.net

6.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Dom Mar 06, 2011 7:51 pm

Maria Lopes

Maria Lopes

Olá Maria!! Sim é sempre uma grande preocupação quando a Nicky tem algum ataque, é horriél pensar que nada posso fazer e que a posso perder durante algum dos ataques. Na verdade deste que foi castrada a frequência dos mesmo diminui, assim como a duranção dos mesmo, coisa que é óptima mas, ñ passaram.... Sad
Sabe qual é o nome do medicamento que o seu conhecido toma??? Posso sempre perguntar ao vet se será adequado á Nicky!!!!
Muito obrigada de coração

7.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Ter Mar 08, 2011 5:40 pm

mariajoanaantas

mariajoanaantas

Por acaso não, não sei o nome do medicamento, mas vou procurar saber Very Happy Pergunto ao dono e, logo que souber, digo-lhe, com certeza! cheers

http://www.projectoanimal.forumeiros.net

8.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Qua Mar 09, 2011 11:04 am

Maria Lopes

Maria Lopes

Bom dia,

Obrigada Maria!! Beijinhos

9.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Sáb Mar 19, 2011 9:48 pm

Convidad


Convidado

Tive um cão com epilepsia mas por acaso, não era um siberian husky. Foi medicado durante muitos anos mas efectivamente, a medicação nunca se mostrou eficaz no tratamento da doença. As crises diminuiam mas à medida que os anos passavam, para evitar que fossem tão frequentes, as doses também aumentaram. O ultíma crise foi tão forte que ele não resistiu já com os seus quase 12 anos de idade. A epilepsia nos cães não tem cura. Pode ser controlada com a medicação adequada mas nem sempre de todo eficaz.

10.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Qua Mar 30, 2011 3:01 pm

Sof

Sof

Olá Maria,
Uma das minhas cadelas tem epilepsia há 4 anos.
Desde o início dos ataques que toma medicação. Começou por tomar LUMINALETAS, mas a dose teve que ser aumentada e agora toma LUMINAL. O princípio activo é o fenobarbital que pelo que a veterinária me explicou é um anti-convulsivo.
Os ataques não pararam em definitivo ( e isso foi-me logo dito que não era garantido), mas são menos frequentes e duram menos tempo do que antes de tomar a medicação.
Fale com o veterinário e coloque-lhe a questão.
Cumps,
Sof

11.:Epilepsia:. Empty Re: .:Epilepsia:. Seg Abr 04, 2011 3:58 pm

Maria Lopes

Maria Lopes

Olá boa tarde!!

Obrigada Sof pelo nome do medicamento!! A Nikcy está a fazer quimioterapia e cm tal teve dois atakes num espaço de 2 dias. Claro k falei c/ a Vet que a está a acompanhar, no entanto as drªs são ambas da opinião, que ela apenas deve tomar a medicação de urgencia (diapam) mas, se aumentar a frequencia devido ao tratamento, irão medicá-la de forma diferente até lá..... ñ vai tomar mais nada..... Ela tem k tomar cortisona todos os dias, mais 2 protectores do estomago,além de fazer a quimioterapia 1 vez por semana......
Muito muito obrigada a todos pelas sugestões!! :)
Cump
Maria

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos