Projecto Husky Siberian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eutánasia: Uma Opção ou uma Obrigação

+3
LipaM
tartaruga mimi
Alexandre Marques
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Em Fevereiro de 2007, entrei nesta luta pelos os cães.
Presenciei muitas desgraças mas com finais felizes. Presenciei desgraças com finais infelizes. Mas a pior desgraça que vi e que vejo é o amor obsessivo que deixa sofrer os animais, vindo das pessoas que dizem ser suas defensoras.

Até algum tempo, pois nunca tinha pensado no assunto, animais em sofrimento eram eutanásiados, para mim…abatidos, para outros.

Após, nos últimos tempos ter lido tópicos sobre o CML, sobre a eutanásia e sobre o abandono de animais, estou a entrar numa batalha mental, para uma nova visão da Eutanásia/Abate.

Vou começar pelo o abandono.
Estamos em Portugal, onde o ordenado mínimo ronda 400€ e picos. Onde a Classe Média está a desaparecer. Onde os Ricos, ostentam a sua riqueza com objectos caros. Onde o Pobre sobrevive, todos os dias.

A vida quotidiana do povo português não permiti, em muitos dos casos, que os pais dêem a atenção que aos seus filhos. Muitas das pessoas, têm mais que 2 empregos para pagar as dívidas diárias.

O cenário é péssimo…neste momento.

Em Relação aos animais…
Muitas pessoas compram animais, sem terem qualquer tipo de informação.
Compram porque gostam ou porque está na moda.

E quando adoptam, pensam que o animal já vem todo programado para não dar trabalho ou para não gastarem dinheiro.
Metade da população portuguesa não vai ao Veterinário com o seu animal, Pois os preços das coisas, são extremamente caras. Mesmo assim, isso não é justificação.

O Fluxo do Abandono aumenta no verão.
Os Hotéis para cães, Legais, são caros para muitas pessoas…penso que seja porque não podem fazer um crédito.
Aliás, li um caso de uma pessoa que abateu o seu animal porque não tinha dinheiro para pagar um Hotel. Só para verem o cumulo da situação.

Depois existem pessoas que são contra a Castração/Esterilização…que adoram ver os seus “filhotes”, procriarem…acham piada!
Mal sabem eles (criadores, criadeiros e compradores), que isso, faz aumentar o Fluxo do Abandono.

As pessoas abandonam os seus animais, por muitos motivos…nestes 2/3 anos, já ouvi: Larga pêlo; Ladra; faz as necessidades fisiológicas fora do sítio; tem um olho maior do que o outro;Etc.
E depois existem as pessoas, que têm uma lata, do tipo: Quero um gato que não adoeça.

É um povo triste.

Por causa destas pessoas tristes, os animais, são deixados/abandonos nas Ruas, outros vão para associações e outros vão para os Canis Municipais.

Aqui é que começa toda a complicação na minha cabeça…
Todos nós temos a noção, que as associações em Portugal, estão exagera mente cheias!
A maior parte delas, são orientadas por pessoas sem capacidades ou até de mais quando toca a dinheiro!
Muitas delas, não têm espaço nem dinheiro para sustentar tantos animais. Alias, muitas são ilegais!

A meu ver, as associações têm como objectivo de: recolher o animal, tratamento do mesmo e coloca-lo para adopção.

Os canis municipais, para mim, é o fim de linha ou não de um animal, seja ele saudável ou não.
O Objectivo do CM, para mim, é abater os animais. Sendo frio, esta acção diminui o numero de animais abandonados.
Muitas gente, fica chocada quando vê animais saudáveis, jovens ,de raça ou não, presos com uma corrente (no caso do CML). E os animais que vivem em condições miseráveis, que estão acorrentados em associações. Não choca?
Pois…mas a mim, choca e muito, pois tratam-se de associações que se dizem protectoras e depois são aquelas que MAL TRATAM os direitos dos animais.


Como disse no inicio, para mim, só faz sentido eutanásiar um animal, no caso de uma associação, quando entra em sofrimento.
Agora, depois de ler alguns tópicos, comecei a interrogar me, sobre as probabilidades de um animal ser adoptado.
Ou seja, muitos dos animais já tem muita idade. A Probabilidade de ser adoptado é baixa ou mesmo nula.
Existem cães jovens (nos CM's) com qualidade de vida…mas sobretudo com muita maior probabilidade de serem adoptados.
Será que o abate dos animais com idade a mais (animal não adoptavel) é justificável quando a vida de um animal jovem (animal adoptavel) é salva?

Está é a pergunta que eu faço a mim mesmo e também faço a vocês.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

tartaruga mimi

tartaruga mimi

Acabas de ir buscar todos os meus fantasmas sobre este assunto....

Adorei o tópico.

Em relação à eutanásia,estou a favor,quando um animal está em sofrimento,sim é duro,mas é a verdade.

Em relação à pergunta,de animais com idade avançada,não adoptáveis,como eu mesma os vi....num estado deprimente e a lotar o canil,à espera da morte,quando a mesma apareça,um ano dois...o tempo que seja necessário,a sofrer,sem uma vida digna...por mais duro que seja para mim,seria melhor dar esperança a cães mais jovens,ceder o lugar,pois os mesmos podem vir a ser adoptados...

Esta é a dura realidade,que me põe os cabelos em pé.

Lamento profundamente,que o nosso país esteja a passar por esta crise,que afecta e muito os animais.

Pessoalmente e apesar da mesma crise,quando adoptei o Lupo,foi com a consciência de que a ele nada pode faltar.Só no Vet,a despesa deve chegar quase aos 500 euros,às vezes com muito sacrifício da minha parte.Sou capaz de me privar de coisas,para dar ao Lupo tudo.

Esta é a minha opinião.

As adopções deves ser muito ponderadas e acima de tudo responsáveis!

LipaM

LipaM

tartaruga mimi escreveu:Acabas de ir buscar todos os meus fantasmas sobre este assunto....

Adorei o tópico.

Em relação à eutanásia,estou a favor,quando um animal está em sofrimento,sim é duro,mas é a verdade.

Em relação à pergunta,de animais com idade avançada,não adoptáveis,como eu mesma os vi....num estado deprimente e a lotar o canil,à espera da morte,quando a mesma apareça,um ano dois...o tempo que seja necessário,a sofrer,sem uma vida digna...por mais duro que seja para mim,seria melhor dar esperança a cães mais jovens,ceder o lugar,pois os mesmos podem vir a ser adoptados...

Esta é a dura realidade,que me põe os cabelos em pé.

Lamento profundamente,que o nosso país esteja a passar por esta crise,que afecta e muito os animais.

Pessoalmente e apesar da mesma crise,quando adoptei o Lupo,foi com a consciência de que a ele nada pode faltar.Só no Vet,a despesa deve chegar quase aos 500 euros,às vezes com muito sacrifício da minha parte.Sou capaz de me privar de coisas,para dar ao Lupo tudo.

Esta é a minha opinião.

As adopções deves ser muito ponderadas e acima de tudo responsáveis!

Concordo com tudo o que disse a Mónica

Marciia

Marciia

Bem... Shocked Evil or Very Mad

Admin escreveu:Os canis municipais, para mim, é o fim de linha ou não de um animal, seja ele saudável ou não.
O Objectivo do CM, para mim, é abater os animais. Sendo frio, esta acção diminui o numero de animais abandonados.

Tens razão! Aliás, tens toda a razão! Um canil serve p'ra abater!
Então, mas se é assim... Porque razão foi a F&B resgatar aquela husky do CML? Se ela lá tava, era p'ra ser abatida! Ou não? Rolling Eyes
Seja ele saudável ou não! Boraa abater o animal! Tá em canil, não se há-de safar! Canil é para abater! Associação é para recolher e meter para adopção, e fazer festinhas aos cãezinhos e dar-lhes bolachinhas! Agora canil? Quais quê! Abate-o! Mas e se for um cão saudável? Abate na mesma! Rolling Eyes
Tens uma opinião algo gira!


Admin escreveu:Será que o abate dos animais com idade a mais (animal não adoptavel) é justificável quando a vida de um animal jovem (animal adoptavel) é salva?

Desculpa? Quem te disse que os animais com mais idade não são adoptáveis? Que eu saiba todos têm direito á vida, todos mereçem um lar, todos mereçem esperar a sua oportinidade, mesmo que isso implique que morram enfiados numa box em quatro paredes! Há muitas histórias, de muitos cães, que com 9, 10, 11 anos, foram adoptados! E porquê? Porque alguém que felizmente não pensa como tu, lhes deu uma oportunidade!


Terminado, caiam-me lá em cima agora, vá!

http://sos-pitbull.forums-free.com

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Marciia,
Acho que ainda não percebeste que os objectos de uma associação são completamente diferentes do que de um Canil Municipal.

E se os canis municipais, não abatem sem os animais, onde é que iam colocar, falando no CML, 3064 animais?!?!

Em relação a Scarlett, ela foi retirada, porque estava para abate, achas que se ela tivesse numa associação estava preocupado?

Quanto a idade, quantas pessoas é que procuram cães velhos e doentes?

E é por causa de opiniões como a tua que o Abandono em Portugal vai continuar.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

Marciia

Marciia

Admin escreveu:Marciia,
Acho que ainda não percebeste que os objectos de uma associação são completamente diferentes do que de um Canil Municipal.

E se os canis municipais, não abatem sem os animais, onde é que iam colocar, falando no CML, 3064 animais?!?!

Em relação a Scarlett, ela foi retirada, porque estava para abate, achas que se ela tivesse numa associação estava preocupado?

Quanto a idade, quantas pessoas é que procuram cães velhos e doentes?

E é por causa de opiniões como a tua que o Abandono em Portugal vai continuar.

A Scarlett foi resgatada porque estava para abate, como todos os cães que vão para o CML! Porque só a levaram a ela?! Aliás... Como tu bem disses-te, na tua opinião, um canil á para abater animais! Se vão p'ra lá, é p'ra serem abatidos! Então deixavam a cadela ser abatida! Ou foi por ser Husky?

Cão velho não é sinónimo de cão doente! Há quem procure cães com mais idade, tal como há quem procure cães só com 3 patas! É igual! Já tive conheçimento de muitas adopções de cães idosos! Aliás, no canil onde sou voluntária, está lá uma cadelinha já bastante idosa, doente, que tem um dono á espera dela!!

É por causa de opiniões como a minha que o abandono vai continuar? Explica-me porquê.

http://sos-pitbull.forums-free.com

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Marciia escreveu:A Scarlett foi resgatada porque estava para abate, como todos os cães que vão para o CML! Porque só a levaram a ela?! Aliás... Como tu bem disses-te, na tua opinião, um canil á para abater animais! Se vão p'ra lá, é p'ra serem abatidos! Então deixavam a cadela ser abatida! Ou foi por ser Husky?

É melhor parares de dar 2sentidos aquilo que digo.
Como deves saber, nos canis Municipais, podem abater os animais ao fim de 8 dias.
A Scarlett, por ser um cão de raça, eles acabaram por estender o prazo.
Se não fosse salva, como tantos outros cães que estão lá, era abatida.

E porque que não pode ser um Husky?Tens alguma coisa contra? Es tu que pagas as despesas dela? Não percebo o porquê dessa pergunta sem fundamento.
E não respondeste a minha pergunta: "se os canis municipais, não abatem sem os animais, onde é que iam colocar, falando no CML, 3064 animais?!?!"

Marciia escreveu:Cão velho não é sinónimo de cão doente! Há quem procure cães com mais idade, tal como há quem procure cães só com 3 patas! É igual! Já tive conheçimento de muitas adopções de cães idosos! Aliás, no canil onde sou voluntária, está lá uma cadelinha já bastante idosa, doente, que tem um dono á espera dela!!

Eu não disse que cão idoso era um cão doente...o que eu perguntei foi: "Quanto a idade, quantas pessoas é que procuram cães velhos e doentes?"

Muitas?!?!
Bem...então devias fazer um lista e coloca aqui porque a Uz e até mesmo a Focinhos têm cães velhos,sem patas,doentes,etc.

Acho que sinceramente não tens a noção da realidade.
E sobre a tua pergunta...basta leres o meu 1º post.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

mariajoanaantas

mariajoanaantas

O meu ponto de vista e o mesmo que o da Marcia.

Quanto a minha opiniao sobre o assunto que o topico trata, vou transcrever o que escrevi no PA:

Eu só concordo com o abate se o animal estiver doente e se não houver outra solução para poupar o seu sofrimento senão abatê-lo. Aí sim, concordo, porque, pelo menos, têm um final de vida feliz. Mas até isso depende... Por exemplo, há cães que estão em grande sofrimento e os donos os levam para abate a um Canil Municipal, porque é mais barato. Eu acho isso uma falta de respeito para com um animal. Lamento, mas é a minha opinião. Depois de tanto amor e dedicação ao ser humano, merecem ter um final digno, não?! Não merecem morrer num Canil Municipal por ser mais barato, mas sim num vet ou até mesmo em casa. Podem achar isso um pormenor insignificante, mas eu não acho isso nada insignificante, dou bastante valor a esses pormenores.
Quanto ao de animais saudáveis, aí não concordo mesmo, e quem me conhece bem sabe que me revolto mesmo muito com isso. Desde os últimos três meses tenho pensado muito nisto, mais do que pensava anteriormente. A verdade que muitos não querem ver é que, se não fossem as bestas que abandonam os animais num canil de abate ou até mesmo na rua, nunca haveria abates. E, como digo sempre, para acabar com os abates é preciso ainda fazer muita coisa, a começar por mudar as mentalidades e deixar de considerar um animal um objecto.

http://www.projectoanimal.forumeiros.net

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

mariajoanaantas escreveu:O meu ponto de vista e o mesmo que o da Marcia.

Só tenho a dizer, que segundo o que li em outros fóruns, a opinião da pessoa referida em cima, já mudou.

mariajoanaantas escreveu:Quanto a minha opiniao sobre o assunto que o topico trata, vou transcrever o que escrevi no PA:

Eu só concordo com o abate se o animal estiver doente e se não houver outra solução para poupar o seu sofrimento senão abatê-lo. Aí sim, concordo, porque, pelo menos, têm um final de vida feliz. Mas até isso depende... Por exemplo, há cães que estão em grande sofrimento e os donos os levam para abate a um Canil Municipal, porque é mais barato. Eu acho isso uma falta de respeito para com um animal. Lamento, mas é a minha opinião. Depois de tanto amor e dedicação ao ser humano, merecem ter um final digno, não?! Não merecem morrer num Canil Municipal por ser mais barato, mas sim num vet ou até mesmo em casa. Podem achar isso um pormenor insignificante, mas eu não acho isso nada insignificante, dou bastante valor a esses pormenores.
Quanto ao de animais saudáveis, aí não concordo mesmo, e quem me conhece bem sabe que me revolto mesmo muito com isso. Desde os últimos três meses tenho pensado muito nisto, mais do que pensava anteriormente. A verdade que muitos não querem ver é que, se não fossem as bestas que abandonam os animais num canil de abate ou até mesmo na rua, nunca haveria abates. E, como digo sempre, para acabar com os abates é preciso ainda fazer muita coisa, a começar por mudar as mentalidades e deixar de considerar um animal um objecto.

Não se é teu conhecimento, Joana, mas nem todos os Veterinários adormecem animais.
Para além disso, e não sei se já leste dados em relação a isto, metade da População Portuguesa não vai ao Veterinário, razão: Os preços são elevados!
Para além disso, existem muita gente que acha que o canil municipal é a mesma coisa que uma associação, e vise-versa!
Por isso, não vão adormecer o seu animal num vet. pois nunca lá foram (e se foram, foi uma vez ou outra)
É necessario analisar esta questão, por duas vertentes, uma por parte das pessoas que vivem a vida dos animais e a outra parte (a maior), o resto da População.

O Problema não está no abandono dos animais nas ruas ou canis...o problema começa, muitos anos atrás com as modas de ter um animal de estimação e os mitos contra a esterilização dos mesmos.
Para além disso, a esterilização só começa a ganhar força neste século.

Qualquer pessoa pode ter um animal. Mas tem toda a gente consegue manter ou sabe cuidar desse animal.

O Problema disto tudo, e por isso é que a eutanásia é uma opção, é a falta de conhecimento e de educação deste povo.
Começando pelas pessoas quem gostam de animais, pois estas, são as piores.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

Murilo Pires

Murilo Pires

Eu só concordo com a Eutánasia como ultimo recurso, quando um cão está muito doente e tem pouca ou nenhuma chance de sobreviver, sacrificar cães saldaveis idosos ou jovens pra mim e crueldade.

MadGatsu

MadGatsu

Sou novo na comunidade, e posso não ter muitos factos e conhecimentos como acredito que a maior parte de vocês tem, por isso a minha resposta é uma opinião, e não um "facto" fundamentado.

Depende das circumstâncias, pois como já li, existem demasiados animais abandonados ou perdidos e cuidar deles todos indefinidamente é puramente utópico. Cada vez mais aparecem animais abandonados ou perdidos e simplesmente não ha condições para todos...

Se o animal está em sofrimento e não há muitas hipóteses de sobrevivencia, sem dúvida eutanásia é o melhor. Independentemente da idade, e se estiver relativamente bem de saúde...isso agora já é um assunto mais complicado e, como disse antes, depende de outras variáveis...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos