Projecto Husky Siberian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos semelhantes

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História do Husky Siberiano

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1História do Husky Siberiano Empty História do Husky Siberiano Seg Jul 13, 2009 5:02 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

A história do aparecimento Husky Siberiano é interessante porque ilustra parcialmente como a relação (de utilidade) estabelecida entre o homem e o cão pode ser baseada no respeito pela raça. Há mais de 2500 anos atrás o nordeste asiático era povoado por uma comunidade indígena denominada Chukchi. Exposta a um dos climas mais inóspitos do mundo, a sobrevivência era assegurada com a ajuda de grupos de Huskies que puxavam os trenós do seu dono percorrendo longas distâncias, levando os seus donos aos locais onde pudessem pescar. Por serem de pequeno porte e relativamente leves, tornaram-se rápidos e gastavam muito pouca energia.

Esta característica foi muito importante, já que o pequeno consumo de energia permitia-lhes superar as temperaturas extremamente baixas do Inverno siberiano que atinge facilmente os 60 graus negativos!

Daqui decorre que no seio daquela comunidade, o respeito pela raça fosse visível, não só na dimensão religiosa, mas também económica. Isto porque a iconografia da fé representava muitas vezes estes bravos e pequenos cães. Os melhores exemplares desta raça eram possuídos pelos mais ricos da sociedade que ganhavam prestígio nessa aquisição.

A pureza da raça parece ter sido mantida pelos Chukchi durante todo o século XIV e são estes os verdadeiros ancestrais do actualmente conhecido Husky Siberiano.

Foi com a corrida ao ouro no Alasca, que as suas capacidades foram reconhecidas. Naquela época, os trenós puxados por cães consistiam na única rede de transportes existente e a competição entre equipas tornou-se frequente.

A introdução da raça nos EUA fica a dever-se a Leonard Seppala que consegue que, em 1930, a raça seja reconhecida pelo Kennel Club americano. Oito anos depois, é fundado o primeiro clube da estirpe em território americano.

Durante a II Guerra Mundial, a raça destaca-se pelo trabalho desempenhado na busca e resgate.
Actualmente, este cão é respeitado a nível mundial, sendo representado por mais de vinte clubes que protegem a sua criação.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

2História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Dom Set 27, 2009 12:55 am

tartaruga mimi

tartaruga mimi

Parece incrível,as temperaturas que aguentam.

São excelentes cães.
Very Happy

3História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Sex Ago 06, 2010 11:31 am

bj



Olá a todos.

Esta é versão da história que eu conhecia e a que para mim é a mais credivél.

No entanto há pouco tempo tropecei nesta frase in :http://www.sleddogcentral.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=10789&whichpage=1
The AKC Siberian and the AKC Malamute were largely created by Seely in the 1930s. She had dogs brought in from various parts of Alaska, Canada, Greenland and separated them out by size and a few other traits. This is is a Siberian, that one is going to be a Malamute. Bingo. Write a breed standard highlighting certain differences that will be emphasized to distinguish two separate breeds and you're on your way to two new AKC breeds.

Some of the photos I've looked at in anthropology texts of the Chukchi people show sled dogs that look remarkably like Malamutes. The Siberian dogs were taller with larger bone and heavier coats than one sees today. Probably one large generic pool of northern dogs across the arctic with smaller isolated populations showing some divergence. The division into separate breeds (Siberian and Malamute) was a human one, not necessarily one that existed out there in nature.

Gostaria que comentassem esta frase e que se tiverem mostrem fotos dos ancestrais do Huskie Siberiano na Sibéria

4História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Sex Ago 06, 2010 4:30 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

bj escreveu:Some of the photos I've looked at in anthropology texts of the Chukchi people show sled dogs that look remarkably like Malamutes. The Siberian dogs were taller with larger bone and heavier coats than one sees today.

Existe uma variante do Husky de pêlo comprido que se chama Wooly Coat.
Em relação as fotos, já encontrei algumas fotos, mas tenho que procuram novamente. Entretanto vou ler os textos e as opiniões do fórum.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

5História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Sex Ago 06, 2010 6:01 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

http://www.t-vegashuskies.com/History.html

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

6História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Qui Ago 19, 2010 9:51 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Neste Link's encontrará a resposta a sua pergunta:
http://www.seppalakennels.com/articles/chinook-kennels.htm
http://www.seppalakennels.com/articles/bayous_message2.htm

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

7História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Sex maio 06, 2011 7:41 pm

Murilo Pires

Murilo Pires

A origem do Husky Siberiano é bastante remota sendo conhecido na Sibéria há quase 2.000 anos, onde foi desenvolvido pelos Chukchi com o objetivo de usá-lo para puxar trenós com pequenas cargas, por longas distâncias, com pouca comida e nas condições de tempo mais rigorosas, com temperaturas que chegam facilmente à -60º C.
Em 1909 os primeiros Huskies partiram da Sibéria para o Alaska de onde começaram a conquistar a simpatia do mundo todo.

Em 1925 ganharam o reconhecimento mundial ao ajudar a salvar a população de uma aldeia no Alaska que, assolada por uma epidemia, não poderia receber medicamentos por que tempestades de neve impediam o pouso dos aviões. Na ocasião, mais de 150 animais de várias raças de cães puxadores de trenó foram mobilizadas para fazer chegar os medicamentos percorrendo uma distância de 1054 quilômetros em 5 dias e meio, mas o trajeto mais complicado e difícil coube aos Huskies, liderados por Togo e Balto.

Até hoje, em comemoração ao feito dos cães é realizada uma famosa corrida (Iditarod Trail) até a cidade de Anchorage, salva pelos cães.


A raça foi reconhecida pelo AKC em 1930. No Brasil, está entre as cinco raças mais registradas desde 1990. O mesmo ocorre no Japão, Itália e Espanha. Mas a popularidade da raça trouxe graves conseqüências não apenas para o "plantel" nacional mas também para os próprios cães, uma vez que, infelizmente, muitas pessoa acabam adquirindo um filhote de Husky por apaixonarem-se apenas pelos seus "belos olhos"... e por não conhecerem as necessidades da raça acabam se desfazendo dos cães. A situação de "incompatibilidade" dos donos com os Huskies ficou tão séria que Clube do Husky Siberiano de São Paulo mantém o SOS Husky, que procura encontrar novos lares para os Huskies cujos donos entregaram os pontos".

8História do Husky Siberiano Empty Re: História do Husky Siberiano Sáb maio 07, 2011 9:10 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

A historia é uma mera informação global sobre a raça, mas não considero de extrema importância.
Quanto aos nº de Huskies noutros países, e isso é difícil de fazer estatísticas.
Uma coisa são cães puros e em criadores. Outra coisa são Huskies puros com donos. Outra coisa, são Huskies abandonados e Huskies que já foram abandonados e agora têm dono.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos