Projecto Husky Siberian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos semelhantes

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Temperamento do Husky Siberiano

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Temperamento do Husky Siberiano Empty Temperamento do Husky Siberiano Seg Jul 13, 2009 5:08 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

O Husky é um cão muito activo e independente, talhado para trabalhar arduamente em grupo. A sua forte personalidade, aliada a uma fina inteligência, faz com que estes cães não sejam aconselhados a donos com pouca experiência, uma vez que facilmente se tornam dominantes e invertem a “hierarquia”.

Necessitam pois de uma educação positiva e consistente, que se inicie na sua infância por um dono experiente. Paciência e persistência são atributos a ter em conta se queremos que respeite as nossas regras.


Paralelamente, são cães muitos sociáveis, que adoram as pessoas e não apreciam ser deixados sozinhos. Desenvolvem uma boa relação com as crianças porque são muito pacíficos. No entanto, são hostis a animais de estimação que não conheçam.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

2Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Dom Set 27, 2009 12:34 am

tartaruga mimi

tartaruga mimi

Sim,precisam de bastante atenção....

Tenho muita pena,que comprem ou adoptem huskyes,só pela sua beleza,sem às vezes saber nada,do seu temperamento.

O resultado está,neste momento,em tantos animais,em canis,ou abandonados.

Sempre que se adopta,ou compra,sejam muito responsáveis.

Há animais belíssimos a serem abandonados,sem terem culpa,de os donos,não se informarem,o que lamento profundamente.
Embarassed Embarassed Crying or Very sad Crying or Very sad

3Temperamento do Husky Siberiano Empty Desaparecimento Ter Fev 01, 2011 12:33 pm

cristiana coutinho



Olá, sou a Cristiana e estou neste momento muito triste e desesperada, a minha Nikita (2 anos), está desaparecida desde sábado, tenho feito tudo o que está ao meu alcance, colar folhetos, perguntar, ir aos canis e associações, procurar , procurar e voltar a procurar, infelizmente não tenho tido sorte e começo a ficar realmente preocupada. A Nikita saltou o muro de casa, desatou a correr e não a voltamos a ver, eu sei que eles tem capacidade de percorrer grandes distancias, mas como é o sentido d orientação deles??? Acham que ela conseguirá voltar a casa? Será que ela quer voltar a casa?? Disseram-me que são cães que preferem a liberdade!!!! MAs ela é super ligada a todos nós, muito mimada, ela nunca andou sozinha, estará com medo?? Poderá ser um cão que interesse a pessoas más??? Será que a roubaram?? Ela é esterilizada, portanto não servirá para procriar, há muita procura por esta raça??? Haverá interesse em tentar procriação com ela??Por favor mandem-me todas as informações que achem que possam ser úteis. Digam-me por favor que é possivel ela voltar a casa!!!

Obrigada

Cristiana Cão a chorar

4Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Ter Fev 01, 2011 6:29 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Olá Cristina,
Antes demais lamento pelo o desapreciamento da sua cadela, caso queira que seja feita a divulgação neste projecto, por favor, envie um mail com as informações que ache pertinentes e algumas fotos dela.
Os Huskies são conhecidos por cães com pouco orientação, por isso, perdem-se facilmente e não voltam para casa, pois não sabem como fazê-lo.
É caro que há casos e casos.
Se foi roubada e se for para criação, o mais certo é voltarem a coloca-la na rua...e ai terá que alargar as suas buscas por bastante km´s ou pelo pais.
Existe outro caso, que é tentar vender...mas não vamos pensar nisso.
Já colocou o anuncio no site: encontra-me?

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

5Temperamento do Husky Siberiano Empty Desaparecimento da Nikita Qua Fev 02, 2011 10:26 am

cristiana coutinho



Olá Alexandre,

Obrigada pela sua rápida resposta,infelizmente as informaçãoes que me dá não são as melhores!!!!! Mas eu tenho fé que vou encontrá-la....... já coloquei o anuncio no encontra-me org, mas seria óptimo poder fazer o apelo aqui também, para que mail posso enviar as fotos e as informações???
Obrigada por tudo,

Cristiana

6Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Qua Fev 02, 2011 12:12 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Pode enviar para soshuskysiberian@gmail.com
Apesar de achar que temos que estar preparados para tudo,temos que ter sempre pensamento positivo.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

7Temperamento do Husky Siberiano Empty A Nikita apareceu Sáb Fev 05, 2011 3:34 pm

cristiana coutinho



A Nikita a pareceu hoje!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Não andava longe, uma senhora viu um dos muitos folhetos que tinhamos colado e telefonou, cheers cheers cheers cheers
A minha menina está muito cansada, mas está bem.......agora precisa é de uma boa sesta Sleep Sleep Sleep Sleep Ela está muito feliz por estar de volta a casa e nós super felizes por ela ter voltado.

Obrigada a todos

Cristiana

8Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Seg Fev 07, 2011 6:09 pm

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Olá Cristina,
Fico contente com a Noticia :)

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

9Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 1:23 am

Convidad


Convidado

Alexandre Marques escreveu:No entanto, são hostis a animais de estimação que não conheçam.

Atenção; Os siberian huskies não são hostis. Por norma, são muito sociáveis com cães de outras raças. Demonstam sim um instinto de presa face a outros animais menores (Gatos, pássaros, roedores etc...), o que não significa que não possam conviver perfeitamente com eles se forem habituados a tal.

10Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 1:29 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Visto serem cães de matilha, podem mostrar alguma Hostilidade com novos membros, mas é claro que não é uma regra.
Instinto para caçar, também depende...pois existem muitos que adoram de correr/caçar pequenos animais como existem outros que não fazem mal uma mosca.

O temperamento, para mim, é um ponto extremamente subjectivo.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

11Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 2:00 am

Convidad


Convidado

Visto serem cães de matilha, podem mostrar alguma Hostilidade com novos membros, mas é claro que não é uma regra.

O facto de serem cães de matinha não significa que sejam obrigatóriamente hostis. Provavelmente o único que poderia mostrar-se hostil com cães desconhecidos seria o macho/fêmea dominante.

Instinto para caçar, também depende...pois existem muitos que adoram de correr/caçar pequenos animais como existem outros que não fazem mal uma mosca.

No caso do husky siberiano, o instinto de caça está bem vincado na raça e este persegue animais à distância com o intuito de os caçar. Se um cão meu perseguir uma galinha e a conseguir apanhar, acredite que a galinha não irá viver para contar o episódio.

O temperamento, para mim, é um ponto extremamente subjectivo.

O temperamento desta raça bem como o de qualquer outra raça não pode ser um ponto subjectivo mas sim um ponto de elevada importância. Se assim não fosse não existiriam diferenças comportamentais evidentes nas mais de 300 raças caninas mundialmente reconhecidas e as mesmas não viriam descritas nos estalões de raça.




12Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 2:19 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:No caso do husky siberiano, o instinto de caça está bem vincado na raça e este persegue animais à distância com o intuito de os caçar. Se um cão meu perseguir uma galinha e a conseguir apanhar, acredite que a galinha não irá viver para contar o episódio.

O temperamento desta raça bem como o de qualquer outra raça não pode ser um ponto subjectivo mas sim um ponto de elevada importância. Se assim não fosse não existiriam diferenças comportamentais evidentes nas mais de 300 raças caninas mundialmente reconhecidas e as mesmas não viriam descritas nos estalões de raça.

Corrija-me se tiver incorrecto, mas segundo o que li, as características das raças são dadas pelos criadores. Depois dos dados recolhidos, podemos ter uma mapa geral daquilo que é suposto ser cada raça.

Já percebi que o seu discurso é mais virados para os exemplares "puros".
Digo-lhe, que é um ponto subjectivos pelos seguintes aspectos.
O dono, o ambiente em que o husky viva, a sua educação, se foi adoptado ou comprado, genes,etc...tudo isto, são factores que condicionam a uma possível modificação da raça.

Por exemplo, existem muitos comentário por parte dos Veterinário a dizer que o Husky é um cão agressivo.

E neste momento, em Portugal, acredito que o temperamento do Huskies "tradicional", esteja a mudar.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

13Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 2:54 am

Convidad


Convidado

O estalão é a descrição detalhada das caracteristicas morfologicas e temperamentais das mais de 300 raças caninas mundialmente reconhecidas pelos orgãos que regulam a cinófilia mundial. O documento é homologado pelas entidades aquando do reconhecimento oficial de uma raça. Os criadores têm a missão de preservar as características da raça e de seleccionar os exemplares que se aproximam do estalão perpetuando geração após geração todas essas características que a definem.

O que está a querer dizer é que o meu discurso está principalmente orientado para os cães de exposição. Não. O meu discurso está orientado para aquilo que é um siberian husky enquanto raça canina.
Obviamente que existem excepções à regra, muitas das vezes condicionadas por diversos factores, mas nunca nos podemos esquecer que a essencia da raça está ali, as suas características tipo. Casos problemáticos existem em todas as raças e nós sabemos bem quem são os responsáveis por detrás dessas questões.

Referir que em Portugal o temperamento "tradicional" do siberian husky está a mudar é o mesmo que desconhecer por completo a realidade da raça. O husky é e continuará a ser a raça que sempre foi e cabe-nos a nós criadores credenciados e com experiência de muitos anos, preserva-la, dinamizando-a e bem informado as pessoas que procuram essa informação. Não podemos controlar quem produz cães sem qualidade não tendo a responsabilidade de preservar as suas caracteristicas e de seleccionar bem os exemplares que utiliza. Sempre irá existir uma linha que separa aqueles que trabalham as raças no sentido de as preservar como tal e os que vivem do comércio de cães, produzindo exemplares que mais tarde poderão revelar-se animais desiquilibrados, agressivos e que de husky pouco ou nada tem. Este seria um tema que daria pano para mangas. De qualquer forma, e em traços gerais, essa sim é a unica realidade e não é exclusiva de Portugal mas sim de grande parte do mundo.




14Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 3:13 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:Referir que em Portugal o temperamento "tradicional" do siberian husky está a mudar é o mesmo que desconhecer por completo a realidade da raça. O husky é e continuará a ser a raça que sempre foi e cabe-nos a nós criadores credenciados e com experiência de muitos anos, preserva-la, dinamizando-a e bem informado as pessoas que procuram essa informação.

A realidade que eu conheço, é a realidade dos Huskies abandonados. Huskies, com problemas a todos os níveis.
E digo, se cabe aos criadores preserva-la a raça, dinamiza-la e informar as pessoas, estão a fazer um mau trabalho.
Falo de Portugal, pois conheço a realidade...segundo o CPC em 1999 existam mais de 4000 de Huskies com LOP. Em 2009, 8. É estranho!

Para além disso, existem muitas pessoas que querem um Husky bebé, e mesmo que se informe, essa informação passa ao lado.

Neste momento existe um suposto temperamento de Husky e o contrario.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

15Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 3:39 am

Convidad


Convidado

A realidade dos cães abandonados, sejam huskies ou não tanto é sua, como minha como de MUITA gente! Estamos perfeitamente identificados com a mesma e lidamos com ela todos os dias. Se você desconhece o trabalho que nós realizamos e a realidade da raça em Portugal, como pode dizer que fazemos um mau trabalho???
Sabe por acaso se eu resgato ou resgatei algum husky nos ultímos tempos ou até se faço parte de alguma associação para dizer-me que faço um mau trabalho?
Como é que chegou a esses números de registos no LOP (Livro de Origens Português) se os mesmos não correspondem à realidade? Posso assegurar-lhe que não correspondem.

Eu e acredito que todos os criadores responsáveis que conheço, fazemos o melhor possível e o que está ao nosso alcance. Não podemos é ser responsabilizados pela ignorancia e inércia das pessoas que adquire ou adopta um cão desta raça sem sequer ter lido o que quer que seja sobre a mesma ou até, pedido informação junto do CPC e os contactos dos criadores para pedir ajuda e aconselhamento, coisa que nós nunca recusariamos.

Também não podemos ser responsáveis por quem cria e produz cães sem qualidade e os vende por meia dúzia de trocos a quem os compra sem se informar primeiro. Sabemos que na maioria dos casos, esses cães mais tarde acabam por ser abandonados, quer por doença, quer por problemas comportamentais e os responsáveis pelo aumento dos números de cães abandonados são os produtores de cães e os donos irresponsáveis.

Dou-lhe uma dica; Não fale com tanta convicção sobre aquilo que não sabe.

16Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 3:46 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:Como é que chegou a esses números de registos no LOP (Livro de Origens Português) se os mesmos não correspondem à realidade? Posso assegurar-lhe que não correspondem.

O numero está disponivel em PDF no site do CPC.
Se correspondem ou não a realizada, não posso colocar as minhas mão no fogo. Mas qual é a razão para não corresponder?

VNNR escreveu:Dou-lhe uma dica; Não fale com tanta convicção sobre aquilo que não sabe.

Dica, aceite. No entanto, digo, que não conheço o trabalho dos criadores responsáveis é por falta de informação dos mesmo.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

17Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 3:58 am

Convidad


Convidado

Não correspondem, porque tendo eu uma noção do número médio de ninhadas registadas por ano onde nelas poderão nascer entre três a oito cachorros, os números seriam superiores (tendo em conta que por cada cão registado, é emitido um documento de registo no LOP) aos que referiu e de qualquer forma, o próprio documento encontrado no site do CPC não está isento de apresentar erros ou até de ser mal interpretado.

E se não conhece o trabalho que os criadores realizam em Portugal é por falta de informação. O CPC disponibiliza-se para fornecer a lista com os contactos dos mesmos para todos aqueles que quiserem entrar em contacto. Ou até mesmo nas exposições embora nos dias de que correm sejamos muito poucos.

18Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:04 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:Não correspondem, porque tendo eu uma noção do número médio de ninhadas registadas por ano onde nelas poderão nascer entre três a oito cachorros, os números seriam superiores (tendo em conta que por cada cão registado, é emitido um documento de registo no LOP) aos que referiu e de qualquer forma, os próprios documentos não estão isentos de apresentar erros.

Mas também, existem ninhadas que não são registadas.

VNNR escreveu:E se não conhece o trabalho que os criadores realizam em Portugal é por falta de informação. O CPC disponibiliza-se para fornecer a lista com os contactos dos mesmos para todos aqueles que quiserem entrar em contacto. Ou até mesmo nas exposições embora nos dias de que correm sejamos muito poucos.

Para conhecer o trabalho dos criadores, é preciso tempo. Pois não é num telefonema ou pesquisa pelo o site que se conhece.
Em relação as exposições, só comecei o ano passado (como já pode ver). A mais recente, foi nas caldas na Rainha.
O participantes são poucos e publico é muito pouco, algo que desmoraliza.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

19Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:11 am

Convidad


Convidado

Também existem ninhadas que não são registadas mas essas quem controla???...

Esses cães que nascem quem garante que são saudáveis e que correspondem ao que é na realidade um husky siberiano???...

Quem os cria tem alguma missão específica, cuidados específicos ou limita-se a cruzar a cadela com o cão do vizinho para ganhar alguns trocos com os cachorros que irão nascer???...

Compreendo as suas motivações Alexandre e são legítimas. Por isso, não arranje culpados para a sua falta de tempo. Por isso lhe dei aquela dica ainda à pouco.
Nós já cá andamos à muitos anos, já vimos e já vivemos muita coisa e para falarmos delas da maneira como falamos, é porque dominamos a matéria e não porque somos uns iluminados.

20Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:15 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:Compreendo as suas motivações Alexandre e são legítimas. Por isso, não arranje culpados para a sua falta de tempo. Por isso lhe dei aquela dica ainda à pouco.

Mas eu não estou a arranjar culpados para a minha falta de tempo. Estou sim, a dizer que para conhecer o trabalho de uma pessoa, não é do dia para a noite.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

21Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:21 am

Convidad


Convidado

Sim, mas primeiramente referiu que nós estariamos a fazer um mau trabalho por não informarmos as pessoas culpando-nos de algo que desconhece, seja por falta de tempo ou por outros motivos quaiquer.

22Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:33 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

Se informam as pessoas, esse trabalho não é passado. Até mesmo, na ajuda da raça, se ajudam, tbm não passa.
Acho que as vezes, devem expandir as coisas. O forum Azul jasmim era conhecido no mundo da canicultura, mas existe um outro mundo paralelo. Pessoas que desconhecem as coisas.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

23Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:39 am

Convidad


Convidado

Só não é ajudado quem não procura ajuda. Quem é interessado arranja sempre maneira de conseguir obter as informações que pretende, mais a mais nos tempos que correm com as ínumeras facilidades ao nível da comunicação. O Azul Jasim embora tivesse sido criado para servir a comunidade cinófila, era um espaço aberto a todos e só lá não foi, mais uma vez, quem não quis.



Última edição por VNNR em Sex Mar 11, 2011 3:09 pm, editado 1 vez(es)

24Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 4:43 am

Alexandre Marques

Alexandre Marques
Admin

VNNR escreveu:Só não é ajudado quem não procura ajuda. Quem é interessado arranja sempre maneira de conseguir obter as informações que pretende, mais a mais nos tempos que correm com as ínumeras facilidades ao nível da comunicação. O Azul Jasim embora tivesse dido criado para servir a comunidade cinófila, era um espaço aberto a todos e só lá não foi, mais uma vez, quem não quis.

De certa forma, isso é comodismo.

Mas olhe que isso não é bem assim. Uma pessoa que procura informações sobre um raça, por exemplo esta, não aparece nenhuma referência para esse forum.
Por vezes, não podemos ficar sentando no sofá a espera que as pessoas procurem a nossa ajuda...por vezes, temos que ser nós a tomar a iniciativa.

http://huskysiberian.blogs.sapo.pt

25Temperamento do Husky Siberiano Empty Re: Temperamento do Husky Siberiano Sex Mar 11, 2011 3:20 pm

Convidad


Convidado

Mas esse é um problema exclusivo de quem adopta essas posturas. Nós não podemos andar à procura de quem precisa de informação por muito boa vontade que se tenha, quando essas pessoas não se manifestam.
Uma pessoa que procure informação, se quiser tem como consegui-la e não falo só ao nível da internet. Existem revistas especializadas, livros que podem ser consultados para ampliar os conhecimentos dos menos esclarecidos. Como já disse anteriormente, não acredito que nenhum criador desta ou de qualquer outra raça, que se recuse a ajudar quem procura esclarecer dúvidas e nós sabemos perfeitamente que as pessoas preferem não dar-se ao trabalho e levar logo o cachorrinho para casa sem previamente sem terem informado das suas necessidades e o final da história, infelizmente, é quase sempre previsível.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos